No ano de 2013, ainda antes do meu nascimento, os meus amigos já participavam em eventos e começaram a surgir diversas oportunidades de interações com crianças.
Em 2014 o meu grande amigo Gato Nilus foi convidado a visitar a creche da APPACDM de Lisboa, Instituição Particular de Solidariedade Social, com atendimento a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. Como grande grande ídolo que ele é recebeu imensos comentários positivos sobre a sua prestação nesta pequena intervenção , começámos a expandir as possibilidades e a interação noutros meios e faixas etárias.
Já no ano de 2015 o Gato Nilus e o Ursinho Bean participaram na festa de Natal do IPO e fizeram também uma visita às crianças e suas famílias que não se podiam deslocar ao auditório.
Mas quando se fala no Natal não nos podemos esquecer dos 3 anos consecutivos que os meus amigos mais sazonais visitaram instituições, lares e escolas da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, nomeadamente no Colégio Alegria, na qual tivemos melhor feedback junto das educadoras das crianças com Perturbação no Espectro do Autismo (PEA).
Mas o que deu verdadeiramente início à ideia da Mascote-Terapia foi uma sessão com o Signatos, um lobo Ibérico muito especial que em parceria com o Grupo Lobo visitou a Escola Rio de Mouro, em 2016, junto de uma turma integrada com duas crianças com diagnostico de PEA que tiveram uma interação que superou as expectativas das professoras a nível da interação e comunicação. Através da parceria com o Grupo Lobo visitámos também a Escola Básica Gracinda Antunes Valido, em 2017, frequentada por alunos enquanto estão hospitalizados no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
O Gil é também um parceiro muito aclamado e durante três anos participámos com o Pai Natal e o Rodolfo nas festas de Natal da Fundação do Gil que acolhe crianças em risco social e/ou clínico.
Foi neste seguimento que em 2017 começaram a ser feitas ações pontuais com diverentes Mascotes e Figuras Animadas na APPACDM de Alapraia que se destina a alojar jovens e adultos com deficiência intelectual e incapacidade.
Mas foi no ano letivo de 2018-2019 que surgiu a oportunidade de participar num projeto com sessões semanais que levou ao início da primeira experiência intencional e ao meu nascimento!
No seguimento desta experiência foram feitas ações de Natal na Fundação Liga com a perspectiva de formular um projeto anual semelhante, mas que não veio a concretizar-se devido ao estado de pandemia. Também no ano de 2019 o Pirilampo Mágico amarelo participou activamente na campanha do Pirilampo Mágico da Fenacerci e que juntou Cerci’s de todo o país em atividades desportivas adaptadas.
E assim fica contada a história do nascimento deste projeto!
Beijinhos,
コメント