top of page
Buscar
  • Foto do escritorBeto

Beto vai à Escola

Hoje fui fazer a primeira visita à Sala dos 5 anos do Externato Florinda Leal.

Ficou combinado com a educadora que seria melhor ir para uma sala maior e que lá havia uma casa de banho onde vestir, e assim lá fui eu, atrás da educadora e da sua turma. Ao saírem da sala, um dos meninos deu-me um abraço!

Assim que descemos as escadas e entendi que a casa de banho era dentro da biblioteca e as crianças (curiosas como são) iriam ver-me entrar como "pessoa" e sair como Beto. Por isso decidi vestir cá fora, com alguma pressa pois percebi que eles não esperariam sossegados durante muito tempo.

Enquanto vestia e antes de entrar na sala onde iria conhecer a turma dos 5 anos, a educadora Nádia avisou os meninos que iam receber uma visita especial e que tinham que se portar muito bem. Cheios de entusiasmo, pensaram que era o meu amigo Pirilampo Mágico que os visitou em Outubro de 2022, o que me deixou muito contente, mas com algum receio de os desiludir... era apenas eu, o Beto, sem qualquer dote mágico...


Mas... cheio de coragem, bati à porta e assim que entrei fui recebido com caras de surpresa entusiasmada!

A educadora apresentou-me e disse que eu não falava, mas que ouvia tudo muito bem e que se houvesse demasiado barulho, eu me iria embora.

E assim começou.


Eu estava lá para lhes falar da minha rotina diária e assim foi, através da mímica expliquei que me levantava de manhã e me espreguiçava bem, e depois ia lavar a cara, claro que eles repararam logo que eu fechava a torneira do lavatório, estão muito bem informados e sabem que se deve poupar água! De seguida expliquei que bebia um copo de leite, mas eles entenderam que lavava os dentes... foi muito engraçado!

Depois expliquei que comia cereais e, como seria de esperar, houve muitos meninos e meninas a dizer que também comiam cereais de manhã. E não foi o espanto quando a educadora notou que eu tinha lavado os dentes antes de comer... e que teria de lavar novamente, e lá fui eu outra vez.

O passo seguinte era vestir para ir para a escola e foi então que repararam que um sapato tinha os atacadores mal apertados e assim, a única menina da turma que sabia, foi ajudar-me, e ficaram muito bem apertadinhos!

O problema seguinte foi o meu colete de lindos botões... estava vestido ao contrário... Se não fosse a ajuda da educadora Nádia, nunca teria conseguido! Todos acharam muita piada.


E foi assim que segui para a escola a pé, como muitos dos meus novos amigos.

A educadora depois explicou que eu me divertia muito na escola com os meus colegas, e corria e saltava e eu ainda disse que o que mais gostava de brincar era as construções. Explicou também que eu chegava a casa muito cansado e eu ainda tive tempo de acrescentar que tomava um banho que tenho e lavava tudo da cabeça aos pés!

E foi tão bom que eles me cantaram uma canção:


Um copo com agua Esfrega, esfrega, esfrega

uma escola e pasta Muito esfregadinho,

para lavar os dentes De dentes lavados

é o que me basta. Que rico cheirinho!


Foi maravilhoso!

Houve então tempo para a mímica! Cada menino veio ter comigo e eu tinha de fazer gestos para os outros adivinharem! Primeiro fiz de dinossauro, e depois lavei novamente os dentes, fiz de cão e de gato, brinquei e apanhei uma borboleta, foi muito divertido!


No fim ainda deu tempo de um abraço a cada um e uma fotografia, mas "que forte que tu és" disse um menino todo contente com o abraço!

E foram para o recreio, felizes e contentes e com vontade de me ver novamente.


Para a semana há mais!

Beto



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page